Escolha uma Página

Conheça os termos contábeis básicos que todo empreendedor deve ter conhecimento.

A contabilidade é uma área sobre a qual todos deveriam ter conhecimento, principalmente os empreendedores. Com ela, você saberá avaliar todo o financeiro, o que está dando lucro na sua empresa e ainda há a possibilidade de prever o destino de certos investimentos.

Então porque essa área é muito negligenciada por algumas pessoas? Por um motivo simples: falta de conhecimento! A contabilidade é uma área fundamental para qualquer tipo de empresa, sem levar em conta o seu segmento ou o seu porte.

Todas, sem exceção, precisam contar com um escritório contábil para fazer a contabilidade da empresa. Assim, todos os empreendimentos estarão aptos para competir e movimentar os seus negócios sem correr nenhum risco.  

Portanto, hoje separamos alguns termos contábeis básicos que todos os empresários precisam saber. É claro que são termos básicos e que na realidade, existem muitos mais. Mas para você que trabalha apenas com a sua própria empresa, eles já são suficientes. Confira!

Demonstração de resultado

Esse termo é muito importante em relação à coleta de informações. Através dele, você terá acesso aos lucros e perdas de todos os custos empresariais. Esse documento contém os dados básicos dos serviços que a sua empresa oferece, os impostos pagos e o total das vendas em valor bruto. 

Ele geralmente vem antes da declaração de imposto de renda, ou seja, é um documento exigido antes de apresentar a declaração. Assim, realizar a demonstração é obrigatório para que o seu negócio esteja de acordo com as suas obrigações. 

Balanço patrimonial 

Para começar, primeiro precisamos deixar claro que o objetivo principal da contabilidade é cuidar do patrimônio de uma empresa. Dessa maneira, é fundamental aprender sobre as consequências e impactos de cada gasto, compras, das possíveis variações econômicas e tudo o que influencia a realidade da sua empresa.

E como aprender sobre essas questões? Através do balanço patrimonial. Ele possui uma visão ampla dos seus negócios e da movimentação financeira da sua empresa. Lá você encontra as suas obrigações tributárias, bens adquiridos, pagamentos, as leis de incentivo fiscal e outras informações. 

Logo, por meio do balanço, você poderá realizar uma análise de toda a evolução da sua empresa durante um certo período de tempo. Com isso, o balanço facilita na criação do planejamento estratégico e fará você reconhecer de forma clara todos os segmentos da sua empresa. 

Custo fixo

O custo fixo consiste no total dos gastos contínuos do seu empreendimento. Isto é, os custos básicos que toda a empresa possui, como a fatura de água, de energia elétrica, telefone, internet, salário dos funcionários, aluguel e entre outros. 

Com isso, o custo fixo é apenas um termo que que se refere aos recursos utilizados para que as atividades ocorram corretamente durante os dias. 

Custo variável

Já o custo variável é o contrário do fixo. Ele consiste nos gastos fora do combinado mensalmente e possui o objetivo de atingir uma certa demanda. Ou seja, são os gastos com materiais, horas extras e o que mais for necessário para realizar a nova demanda. 

É claro que esses custos não constantes, geralmente ocorrem em períodos sazonais, como o Natal, por exemplo, onde aumenta a procura por produtos e serviços. No entanto, mesmo não sendo algo comum, é preciso sempre estar preparado e ter consciência do quanto foi gasto para manter a saúde financeira da sua empresa.

Ativo

Ativo são todas as vantagens financeiras que uma marca possui, como os tributos de renda fixa, aluguéis de imóveis, máquinas e equipamentos, contas a receber e tudo aquilo que trará um retorno financeiro a longo prazo. Ou seja, são os investimentos por parte da empresa. 

Passivo

Já o passivo, como você deve imaginar, é o contrário do ativo. São aquelas contas que não proporcionam um retorno financeiro, e sim, apenas gastos. São as dívidas, as contas a pagar, obrigações físicas e jurídicas, regulamentos e entre outros. 

Esse termo é um dos mais importante termos contábeis básicos que precisam levado a sério, uma vez que eles precisam estar sempre cotados para manter uma boa saúde financeira. Até porque é preciso pagar todas as suas contas para que você consiga deixar a sua empresa em dia.

Fluxo de caixa

O fluxo de caixa é o documento que contém informações de compras de matéria-prima, contas obrigatórias, salários dos profissionais, entrada de capital e todos os gastos para os departamentos da sua empresa. Assim, para obter uma rotina financeira mais controlada, é preciso utilizar o fluxo de caixa, uma vez que com ele é possível ter acesso a todas as entradas e saídas, bem como reconhecer em quais atividades foi gasto a mais. 

Concluímos que, independente do tipo do seu tipo de empresa, a contabilidade é de extrema relevância e precisa ser levada a sério! 

Contudo, pode parecer simples na teoria, mas trabalhar com a contabilidade na prática é muito complexo. É preciso de muito conhecimento e comprometimento para realizar as tarefas e prestar todos os documentos necessários. Portanto, é fundamental que você esteja a par contábeis básicos acima e de todo o cotidiano contábil da sua empresa, mas não se arrisque em mexer nele. Isso é trabalho para um profissional da área especialista e preparado para lidar com o financeiro da sua empresa.

Por isso, conte com a Alliance Contabilidade!

Aqui nós trabalhamos com segurança em primeiro lugar! Realizamos todas as atividades relacionadas a contabilidade com precisão e entregamos sempre o melhor resultado aos nossos clientes. Afinal, estamos mexendo com uma parte delicada de uma empresa e é preciso de muita atenção nesse processo. 

Então, pare tudo que está fazendo e vá conhecer sobre os nossos serviços. Garantimos um bom trabalho e serviços de qualidade para a sua empresa. Por isso, acesse o nosso site ou entre em contato conosco para saber mais. 

Fale conosco
Como podemos ajudar?
Olá. Como podemos ajudar.