Escolha uma Página

Essas três palavras na maioria das vezes aparecem juntas e costumam ser um divisor de águas em qualquer organização. Ao definir qual será a sua missão, visão e valores, você estará pronto para planejar o futuro da sua empresa e como irá chegar lá. 

Contudo, apesar de parecer ser uma tarefa fácil, construir essas ferramentas demanda muita atenção e dedicação, não só dos gestores, mas de toda a empresa em conjunto. 

Conheça os principais conceitos e fatores de Missão, Visão e Valores. Assim como as dúvidas que fazem parte do dia a dia de várias empresas que querem ter sucesso em seus negócios. Continue lendo e confira!

Saiba o que é Missão, Visão e Valores 

Conhecida por ser uma das ferramentas mais importantes de gestão, é a partir delas que as empresas alinham os seus propósitos e promovem reflexão sobre o presente e o futuro da empresa. 

Conheça a importância da Missão, Visão e Valores 

Elas são a base de qualquer cultura organizacional. Além disso, Com o passar dos anos, os conceitos começaram a ser incorporados no dia a dia das mais diversas empresas e, atualmente, têm se tornado super relevantes para o engajamento dos empregados e líderes, elaboração de planejamento estratégico e alinhamento de comportamentos de atitudes da rotina e tomadas de decisões da empresa. 

Além disso, para micro e pequenas empresas, a MVV traz um diferencial competitivo por meio da organização e compartilhamento. 

Missão 

A missão é a sua entrega ao cliente. Entretanto, caso aconteçam mudanças na empresa com o passar dos anos é possível que a missão seja revista, se adaptando às novas mudanças de mercado. 

Por isso, é muito importante que todos os integrantes da empresa saibam qual a sua missão, para que tomem nas suas funções do dia a dia as decisões corretas e façam a entrega correta para os seus clientes. 

Saiba como definir a missão 

Primeiramente, para que você possa definir qual a missão da sua empresa, é necessário saber para que exatamente ela existe. A missão tem como objetivo estabelecer a estratégia de crescimento, os objetivos, metas e indicadores do negócio.

Ou seja, a missão certa deve proporcionar desafios a todos os profissionais da instituição e alimentar o comprometimento com a empresa. Para se ter um negócio de sucesso você deve ter líderes focados, empregados e parceiros engajados nas entregas aos clientes. 

A missão precisa ser clara, limpa e simples, que em poucas palavras traduza o sentido e propósito da empresa. Isso porque quando o grupo participa eles se sentem responsáveis pelo processo, estabelecendo assim uma relação de responsabilidade e orgulho em relação a missão. 

Conheça os aspectos importantes para a definição da missão

Não existe uma regra, entretanto, alguns aspectos são observados no processo de esclarecimento da missão. Veja quais deles fazem sentido com o seu negócio, determine os padrões e faça anotações de preferência com a sua equipe ou parceiros. 

  • Determine o principal benefício que a sua empresa deve entregar aos clientes;
  • Defina qual o diferencial competitivo que o diferencia da concorrência;
  • Defina caso algo especial deva fazer parte da missão;
  • Monte uma frase curta que represente os aspectos definidos de uma maneira clara e objetiva;
  • Apresente para todos os participantes e interessados e veja se todos concordam. A missão deve fazer sentido para todos.

Visão

A visão é como onde uma empresa quer chegar em um determinado tempo. Ou seja, é muito importante ter sempre a visão no horizonte, já que as ações presentes devem estar alinhadas com onde se quer chegar. Além disso, possuir visão do seu negócio faz com que você consiga estabelecer os parâmetros para as tomadas de decisão, para os investimentos e principalmente para a estratégia do negócio que irá levar a visão. 

Do mesmo modo que a missão, a visão está em um ecossistema que está em constante mudança e ela deve ser revista sempre que necessário. Em algumas eventualidades a visão acaba se tornando antiga em pouco tempo, de acordo com a dinâmica que o mercado possui, em função da chegada de novas tecnologias ou processos. Em outras oportunidades a visão se torna algo inalcançável no tempo planejado, o que pode acabar desestimulando os empreendedores e os empregados. 

Por isso, é fundamental que a visão seja um guia de ações que estimulem o negócio a crescer e não que seja algo sem perspectiva de alcance. 

Saiba como definir a visão 

Ao ter a missão definida, o próximo passo para estabelecer a cultura da sua empresa é determinar qual o limite da sua visão e até onde ela vai. Por isso, para se ter uma visão que seja séria e concreta é necessário determinar indicadores e metas que sejam de curto, médio e longo prazo. 

Na maioria das visões não se vê prazos e valores estipulados e alcançados, isso acontece por conta do mercado, concorrência e, em casos de empresas que já estão abertas, para que não se comprometam com entregas de longo prazo que não necessitam apenas do ambiente interno da empresa. 

Da mesma forma que a missão, a visão é o combustível para quem busca o resultado. Estipular onde se quer chegar e definir tempos para isso é o melhor caminho a se seguir, já que faz com que as pessoas realizem ações integradas e possíveis para o atingimento desta visão. 

Conheça os aspectos importantes para a definição da visão 

Para ter sucesso nesta etapa, você precisa:

  • Definir algum horizonte e planejamento, geralmente de 3 a 5 anos. Descreva como você gostaria que a sua empresa estivesse no final dessa jornada;
  • Defina quais são os indicadores e metas;
  • Através de um documento deixe claro quais são os objetivos que a empresa irá alcançar durante o período que foi determinado. Caso seja possível, identifique também os pontos de corte e os objetivos intermediários;
  • Apresente a todos os participantes e interessados. A visão deve fazer sentido para todos.

Valores 

Conhecido por ser o DNA da empresa, os valores são os ideais de atitudes, comportamento e busca de resultados comuns aos empregados, líderes e acionistas em relações com clientes, fornecedores, comunidade, parceiros e governos.

É através dos valores que as empresas definem e alimentam as suas estratégias através das pessoas. 

Entretanto, os valores são um pouco diferentes da missão e da visão, eles costumam ser mais duradouros. Ao longo da jornada é possível adicionar novos valores ou excluir aquelas que não fazem mais sentido com a empresa, porém, eles estão ligados a atitudes e comportamentos, por isso, é necessário entender que este processo costuma ser um pouco lento e orgânico para que não aconteça uma mudança estranha na empresa. 

Saiba como definir os valores 

Como citado anteriormente, os valores definem o DNA da empresa. Eles são classificados como comportamentos e atitudes em relação a todos os aspectos e relações que, ao serem determinados, devem ser seguidos por todos da empresa. 

Na maioria das vezes as pessoas já entram na empresa com os valores definidos e alinhados e os utilizam como um suporte na hora das pequenas e grandes tomadas de decisões. 

É super importante para a reputação e consequentemente o sucesso do empreendimento que os líderes, empregados, parceiros e fornecedores abracem e compartilhem os valores da empresa. Com o passar do tempo esta parceria entre todos levará segurança aos clientes e ajudará a estabelecer uma relação de confiança que é muito necessária em todos os tipos de negócios. 

Conheça os aspectos importantes para a definição dos valores 

Primeiramente os valores precisam ser definidos ou identificados. Eles podem ser encontrados em uma base comum que está localizada no DNA (invisível) da empresa. O que define os comportamentos alinhados e as atitudes que todos têm em comum e querem que a empresa demonstre externamente e para o público também, normalmente são palavras chaves ou expressões. Considere os seguintes aspectos para estabelecer os seus valores:

  • Através de quais atitudes e comportamentos você gostaria que a sua empresa fosse lembrada, caso fosse uma pessoa?
  • Por quais atitudes e comportamentos essa pessoa gostaria de ser admirada?
  • De acordo com as duas listas acima, quais das atitudes e comportamentos fazem sentido como valores para serem incorporados no DNA da sua empresa?
  • Escreva todos esses valores em um papel, no primeiro momento apenas a palavra ou expressão chave;
  • Através desta lista, identifique quais os comportamentos e atitudes representam os valores da sua empresa;
  • Apresente a todos os participantes e interessados. Os valores também precisam fazer sentido para eles;
  • Compartilhe com todos e utilize para as tomadas de decisões no dia a dia e nas questões estratégicas da empresa. 

Está em busca de uma equipe de contabilidade para lhe ajudar no seu negócio? Acesse nosso site e entre em contato com um de nossos contadores. Por fim, continue acessando o nosso blog para muitos outros conteúdos. 

Fale conosco
Como podemos ajudar?
Olá. Como podemos ajudar.