O DRE “Demonstração do resultado do exercício” é feito pela contabilidade para ver qual o desempenho financeiro das empresas, já que ele torna possível realizar o acompanhamento dos resultados mês a mês além de monitorar as receitas e despesas.
O DRE, portanto, é um relatório que apresenta se as operações de uma empresa estão sendo lucrativas ou se estão trazendo prejuízo. Além disso, esse relatório é feito junto ao Balanço Patrimonial e com a ajuda de um contador habilitado pelo Conselho Regional de Contabilidade.
Lembrando que essa declaração deve ser feita todos os anos. Contudo, algumas empresas também acabam usando uma versão mensal do relatório, para que seja feita uma análise dos relatórios da empresa.
Os objetivos da DRE
Ao utilizar o DRE para definir as estratégias de negócio de uma empresa você acaba entendendo cada uma das etapas que fazem parte do resultado da empresa. Esse processo é feito através das receitas, custos e despesas, o que acaba revelando informações importantes para a tomada de decisão.
Ou seja, a gestão empresarial pode avaliar o desempenho geral da empresa, assim como verificar a eficiência de cada gestor em conseguir bons resultados.
Os itens que devem ser incluídos na DRE
É necessário que você entenda todos os itens que devem estar na declaração antes de fazer a análise de DRE. É muito importante que todas as receitas, custos e despesas estejam adicionados no documento exatamente na data que ocorreram. Saiba quais dados devem estar na declaração:
- Receita de vendas: Nesta parte deve estar toda a receita que foi feita pela venda de produtos, a prestação de serviços ou o recebimento de royalties;
- Deduções e impostos: Esses são os descontos que foram , assim como, os abatimentos em impostos relacionados diretamente com vendas, como o ICMS, por exemplo;
- Receita Líquida: Este é outro item super importante que deve constar na declaração da receita, que é feita através da subtração da receita de vendas das deduções;
- Custo variável (CPV ou CMV): O custo de produtos vendidos, o custo de mercadorias vendidas e o custo dos serviços prestados também devem estar presentes no DRE. Ou seja, estes são os gastos de fabricação de produtos, compras de mercadorias ou gastos que envolvam prestação de serviços;
- Despesas variáveis: As despesas variáveis também são muito importantes, elas representam os valores que mudam conforme fatores externos. Como, por exemplo, o frete de entrega de pedidos, combustível e outros. Ou seja, são as despesas que não estão ligadas com a produção;
- Margem de contribuição: É formada pela margem bruta menos as outras variáveis;
- Resultado do exercício: São os lucros e os prejuízos verificados depois do lançamento de todas as receitas e despesas listadas anteriormente.
Saiba como realizar a análise de DRE
Após saber exatamente como é a estrutura da declaração DRE, é possível ver como ela realmente funciona na prática. Conheça alguns modelos:
Análise vertical
Este modelo serve para entender qual o percentual que representa cada conta de custos ou despesas quando comparada à receita bruta. Com isso, é possível acompanhar os percentuais e verificar se eles permanecem estáveis conforme o esperado.
Análise horizontal
Já a análise horizontal serve para ajudar na identificação da proporção entre aumento e diminuição de fatores como receitas, custos e despesas ao longo do tempo. Com este modelo, é possível realizar a comparação dos resultados do mês atual em relação ao mês anterior.
Ou seja, é possível monitorar de uma forma mais eficiente a produtividade e a rentabilidade da sua empresa, podendo analisar se há uma melhora nos resultados ou não.
DRE Planejado X Realizado
Depois de ter o DRE planejado X realizado é possível visualizar se as metas que foram planejadas estão sendo alcançadas. Assim, identifica-se se os fatores estão sendo muito diferentes do esperado e as medidas mais fortes precisam ser utilizadas pela empresa.
Para colocar essas medidas em prática, é necessário criar uma coluna na declaração e fazer a comparação dos resultados planejados e dos resultados realizados. Além disso, é necessário se basear nas mesmas estruturas que você utilizou para que consiga elaborar as projeções.
Indicadores de desempenho
A partir dessa declaração é possível alcançar os indicadores de desempenho para que seja possível fazer uma gestão mais eficiente e certa. Como exemplos de KPIs podemos citar: faturamento bruto, ticket médio, lucratividade, entre outros.
Ao utilizar esses indicadores é possível controlar o progresso da sua empresa, reconhecendo as oportunidades para melhoras e mantendo as estratégias que estão dando resultados.
Está em busca de contadores para realizar a DRE da sua empresa? Acesse o site da Alliance e entre em contato com um de nossos profissionais. Por fim, continue acessando o nosso blog para muitos outros conteúdos.
Comentários