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Conheça as principais dicas sobre contabilidade para o comércio.

O segmento varejista é muito amplo, e, por isso, fazer a contabilidade para o comércio é uma tarefa um pouco mais complicada do que parece. Por conta da diversidade de produtos e tributações que precisam ser pontuadas na hora da contabilidade, é preciso ter uma atenção a mais. 

Portanto, para que tudo ocorra conforme o previsto, é preciso seguir alguns passos. Pensando nisso, a Alliance separou 10 dicas sobre contabilidade para o comércio que vai facilitar a sua vida e salvar o financeiro da sua empresa.

1. Padronização de gestão

A organização é a base de tudo, principalmente se estamos falando sobre dicas sobre contabilidade para o comércio! Com uma organização eficaz, seu empreendimento vai lucrar mais, uma vez que não vão ocorrer erros de cálculo dos impostos ou nas folhas de pagamento.

Assim, organizar a gestão do empreendimento é vantajoso para qualquer tipo de empresa, independente do seu porte e do segmento atuante.

2. Planejamento financeiro 

O planejamento financeiro tem o intuito de controlar as suas finanças de acordo com as necessidades da sua loja. Registre todas as suas contas, como seus gastos com luz, água, internet e as vendas. Isto é, suas contas a pagar e a receber.

Isso auxilia muito na organização do seu orçamento. Assim, você terá noção do quanto foi gasto em um mês para saber o destino do seu dinheiro e qual o seu lucro final. Por isso, crie um planejamento financeiro e o revise constantemente.

3. Promova melhorias

Toda hora as necessidades de um negócio mudam, principalmente se estamos falando sobre o segmento varejista. Isso se dá porque em todo momento os consumidores desejam algo novo no atendimento ou até mesmo nos produtos e, dessa forma, você precisa se adaptar para estar sempre no topo.

Por isso, é fundamental promover melhorias em seu comércio. Atualize os seus equipamentos, capacite os seus funcionários e escute o seu cliente. Eles sempre possuem uma crítica construtiva que pode te ajudar nas vendas. 

4. Calcule todos os custos

Por menor que seja, todo custo é um custo! Nunca deixe de registrar um gasto na hora de precificar os seus produtos. Dessa forma, calcule todos os custos atribuídos à confecção do seu produto ou serviço para saber qual será a sua margem de lucro.

Até porque nada adianta você vender os seus produtos por um preço em conta se você não vai obter nenhum lucro, não é? Portanto, considere todos os custos, como os materiais utilizados, o transporte, os impostos, o frete e todas as variáveis possíveis.

5. Software de gestão

O software de gestão garante que você gerencie o seu negócio de forma mais profissional, pois através dele há a possibilidade de registrar todos os dados da sua loja. Assim, quando você precisar acessar alguma informação, estará tudo bem organizado no software.

Além do objetivo principal que é a organização, você ainda pode inserir dados como o estoque da sua loja, as notas fiscais, as vendas e o que mais você desejar.

6. Controle de estoque

Conforme dito anteriormente, é fundamental organizar o estoque, uma vez que caso ele seja mal feito, pode trazer muitos prejuízos a sua loja. Por isso, é importante saber controlar o seu estoque de modo com que as mercadorias sejam registradas quando entrar e quando sair. Como também, quais produtos precisam de reposição e quais vão sair do catálogo.

7. Não misture a pessoa física com a jurídica

Um dos maiores erros do empreendedor é misturar a pessoa física com a jurídica, ou seja, suas finanças pessoais com as da empresa. Isso é inadmissível e essa prática pode prejudicar muito a contabilidade do seu negócio, além de ocasionar multas, gastos em excesso e rombos no seu faturamento mensal. Por isso, nunca misture as duas pessoas!

8. Mantenha todos os documento bem organizados

É importante manter os documentos da sua empresa, como os arquivos financeiros, sempre organizados. Sem isso, você terá muito trabalho para organizá-los na hora de apresentar para um contador e, inclusive, pode acabar esquecendo de algum documento relevante.

Portanto, sempre mantenha todos os documentos bem organizados para ter uma visão real sobre a saúde financeira da sua loja.

9. Domine a contabilidade para o comércio

A empresa precisa saber dominar todos os dados financeiros do seu negócio para conseguir fazer o cálculo correto dos preços de venda. Assim, é preciso saber quais são os custos do comércio dentro do segmento varejista.

Esses custos podem ser diretos ou indiretos, isto é, os que são relacionados diretamente com as mercadorias comercializadas ou indiretamente com a manutenção da empresa. Contudo, todos os custos devem ser atribuídos corretamente. 

10. Conte com a Alliance

Essas dicas não são nem 10% do trabalho de um contador. E, por isso, a contabilidade deve ser realizada por um escritório especializado no assunto, como a Alliance! 

Nós contamos com profissionais capacitados e prontos para oferecer o melhor atendimento para a sua loja. Aqui você terá orientação sobre regime tributário, redução dos impostos pagos, leis trabalhistas e entre outras questões que fazem diferença no setor varejista. 

Com confiabilidade e segurança, oferecemos o melhor serviço sempre! Dessa forma, caso esteja pensando em melhorar a contabilidade do seu comércio, porque não contar com um dos melhores escritórios de contabilidade? 

Conte com a Alliance Contabilidade!

Para saber mais informações sobre os nossos serviços ou mais dicas sobre contabilidade para o comércio, acesse o nosso site ou entre em contato conosco. Como também, nos siga nas redes sociais para receber em primeira mão nossos conteúdos.

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