Uma característica particular para os microempreendedores individuais (MEI), é que, mesmo sem necessidade de possuir um contrato social, ainda é necessário que estes possuam capital social. Por ser uma necessidade muito específica, isso acaba trazendo muitas dúvidas para os microempreendedores. Pensando nisso, hoje trouxemos tudo sobre o Capital social para MEI!
Quer descobrir o que ele é, como ele funciona e qual sua importância? Continue lendo e entenda tudo sobre isso!
O que é o Capital Social MEI e para que ele serve?
Como sabemos, não é necessário para o MEI possuir um contrato social. Por outro lado, ainda é necessário que ele possua um Capital Social!
Em geral, o Capital Social é um investimento que o empreendedor deve fazer no início de seu negócio para que ele se mantenha estável antes de realmente começar a gerar lucro. Esse valor deve ser utilizado para a manutenção de bens materiais e dentro da produção ou matéria prima. Além disso, também pode se usado em serviços e custos como a abertura do CNPJ ou pagamento de aluguel.
Qual a importância do valor do Capital Social?
O Capital Social, ao contrário de diversos outros custos incluídos na abertura de uma empresa, não é obrigatório. Mas isso não significa que ele não é importante!
Ele serve como uma declaração do valor que você irá investir no seu negócio até que ele comece a rentabilizar. Dessa maneira, ele se torna indispensável para que sua empresa tenha sucesso. Isso pode parecer desnecessário para o MEI, onde imaginamos que os custos sejam poucos ou limitados, mas estes continuam existindo de qualquer maneira, e não podem ser desconsiderados.
Por exemplo, um MEI que oferece serviços para outras pessoas, como um carpinteiro, tem incluso dentro de seu capital social todas as ferramentas necessárias, espaço para a atividade e uniforme. Essas são necessidades básicas, que necessitam de investimento para que você possa dar continuidade a seu negócio, até que ele comece a ser rentável.
Qual deve ser o valor do Capital Social MEI?
Como é um custo muito específico para cada caso, não existe um valor máximo ou mínimo para o Capital Social do MEI. Por isso, quando for calcular, é necessário considerar o seu caso específico e quais serão os custos para o início do seu negócio, tanto os diretos quanto os indiretos.
Para considerar todos esses custos, você pode considerar contar com o auxílio de profissionais da área contábil! Com o apoio especializado, você terá a garantia de que todos os custos estão sendo considerados nesse cálculo para viabilizar seu empreendimento.
Nossos profissionais podem ajudá-lo! Para isso, não perca mais tempo e entre em contato conosco em nosso site! Dessa maneira, você pode conversar com nossos especialistas para um auxílio contábil confiável e garantido.
Além disso, você ainda pode dar uma olhada em nossas redes sociais e blog para muito mais conteúdos sobre contabilidade que podem auxiliar em seu negócio!
Comentários