Escolha uma Página

Você sabe o que é Capital de Giro? Ele é um termo conhecido no mundo da contabilidade, uma vez que ele tem importância para a saúde financeira dos negócios. Embora seja um dos conhecimentos mais básicos dos empreendedores, nem todo mundo conhece a sua real função, os tipos e de como calculá-lo, o que não está correto no que diz respeito ao crescimento das empresas. 

Pensando nisso, preparamos um guia completo que vai lhe auxiliar a entender os principais conceitos do Capital de Giro, bem como as melhores práticas que abarcam esse tipo de gestão. Se quer saber mais, continue a leitura.

O que é?

O Capital de Giro é o dinheiro necessário para manter e garantir a sobrevivência da sua empresa. Nele, estão os valores em caixa, depósitos, obrigações pendentes, contas a receber e entre outros. 

Assim, a partir do Capital de Giro, há uma determinação de todos os valores que estão disponíveis para você cumprir seus deveres e novos investimentos. Ou seja, tudo aquilo que você pode gastar sem afetar a saúde financeira da sua empresa. Desse modo, o Capital de Giro é uma forma de gerenciar o financeiro do seu negócio, de modo que você possa dividir o orçamento para cada necessidade. 

Além disso, ele se divide em 4 modalidades diferentes para atender cada necessidade de negócio. São eles:

  • Capital de giro positivo: situações onde a empresa gasta menos do que recebe. Ou seja, ela tem a capacidade de arcar com os pagamentos da sua operação facilmente, visto que está em uma constante alta.
  • Capital de giro negativo: encaixa-se nas situações onde a empresa gasta mais do que recebe. Mas engana-se quem pensa que essa modalidade é só para empresas que estão com uma situação financeira ruim. Até mesmo as empresas que estão em pleno crescimento apresentam esse tipo de capital, uma vez que é normal haver mais investimentos e custos do que o lucro quando os negócios estão iniciando.
  • Capital de giro líquido: consiste no montante de recursos dos negócios;
  • Investimento em Capital de Giro: tem o intuito de cobrir todas as responsabilidades que terá após um investimento em seus negócios, seja ele caro ou não. É fundamental, portanto, buscar equilíbrio para esse tipo de capital para achar recursos em caixa para utilizar em outras despesas. 

Afinal, por que fazer capital de giro?

O Capital de Giro é um dos conceitos mais importantes no planejamento financeiro, uma vez que ele está ligado ao fluxo de caixa e te dará a noção dos desembolsos que ainda precisam ser feitos.

Mas se atente, administrar de qualquer jeito um capital pode ser muito negativo aos seus negócios, levando a sua empresa ao endividamento ou à falência. Para isso não acontecer, conte com quem entende do assunto, conte com a Alliance Contabilidade.

Somos um escritório de contabilidade que acompanha a sua empresa em todas as etapas de estruturação dos seus negócios. Como também, realizamos gestão financeira de alto nível, com soluções simples e objetivas para maior facilidade nos processos, assessoria trabalhista e previdenciária e serviços de contabilidade e, por fim, assessoria fiscal e tributária. 

Tudo isso em conjunto com uma equipe de profissionais impecáveis que está sempre disposta a te auxiliar com qualquer problema. Portanto, não passe mais trabalho com a contabilidade da sua empresa e conte já com a Alliance Contabilidade

Fale conosco
Como podemos ajudar?
Olá. Como podemos ajudar.