Sendo um dos meios de pagamentos mais utilizados por e-commerce, os boletos registrados são considerados desde 2018 pela Febraban o modelo ideal de boletos! Eles evitam vendas inseguras, fraudes e golpes, já que disponibilizam mais informações sobre o emitente e o pagador!
Resumidamente, este modelo de boleto direciona para a instituição bancária responsável todas as informações de cobrança.
Assim, tornando obrigatório o registro de dados do pagador e do emissor para a confirmação do pagamento. Então, evitando fraudes, antigamente efetuadas com base na falta destas informações.
Quais são os Boletos Registrados disponíveis?
Atualmente existem dois tipos de boletos registrados, estes são: Instituição bancária e Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP), para o seu maior entendimento vamos explicar resumidamente um pouco sobre eles!
Resumidamente o boleto por Instituição Bancária é gerado e efetuado diretamente na agência bancária selecionada. Ou seja, o seguinte banco terá todas as informações necessárias e o devedor poderá quitar o valor em qualquer banco ou lotérica.
Porém, após o vencimento do boleto, para quitar este é necessário ir na instituição que ele foi emitido!
Por outro lado, a Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP) trabalha integrada com o Sistema de Pagamentos Brasileiros. Assim, o boleto pode ser pago em qualquer banco, mesmo após o seu vencimento!
Boletos registrados para a sua empresa!
Por sorte, qualquer empresa pode emitir boletos registrados, até mesmo pessoas físicas, pois este é um processo simples e acessível para todos!
Além disso, uma das principais vantagens de utilizar um desses modelos de boletos registrados é que você passa a ter maior controle sobre os boletos emitidos, diminuindo visivelmente os riscos!
Contudo, segue a lista de outras vantagens disponíveis para a sua empresa quando você opta por utilizar boletos registrados:
- Informações concretas sobre o pagamento de seus clientes;
- Possibilidade de protestar em caso de inadimplência;
- Rastreamento do pagamento;
- Redução dos erros de cálculos;
- Facilidade de pagamento para os clientes.
Principais dúvidas sobre este assunto:
Com o intuito de esclarecer todas as dúvidas que você possa ter sobre boletos registrados, separamos algumas perguntas frequentes que ainda podem surgir sobre este assunto.
A primeira dúvida é: o que significa boleto com liquidação já registrada? Resumidamente, o termo informa que o boleto já foi quitado.
A segunda dúvida recorrente é se o banco cobra taxa ao emitir boleto registrado. Normalmente sim, mas existem diversos bancos que não cobram! Este varia de banco para banco, converse com o seu e veja como eles podem lhe ajudar neste processo!
A última dúvida é sobre como saber se um boleto bancário realmente é registrado. Para isso, basta conferir se a sequência do código de barras emitida em cima do título é a mesma da parte inferior do boleto.
Esperamos ter esclarecido todas as suas dúvidas sobre boletos registrados e para mais informações sobre a contabilidade da sua empresa acesse o nosso blog!
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