Aprenda tudo o que você precisa saber sobre o Registro da Contabilidade
O registro contábil é responsável por registrar os eventos financeiros que ocorrem dentro de uma empresa. A partir dele, o empresário verifica todas as suas obrigações e benefícios, assim como a receita e as despesas que a empresa teve dentro de um determinado período de tempo. Por isso, realize o registro com certos cuidados. A partir dessa rotina que sua empresa terá a contabilidade em dia.
Para que todos entendam os conceitos que envolvem o registro da contabilidade de uma empresa, a Alliance separou as principais informações
O que é o registro da contabilidade?
Bom, o registro da contabilidade é o registro do setor econômico de uma empresa. Ou seja, todas as despesas, direitos, obrigações e os lucros. Esse registro é obrigatório para qualquer empresa, conforme informado na ITG 2000 que foi aprovada pela Resolução do CFC 1330. Dessa forma, o registro contábil é obrigatório para qualquer tipo de empresa, independentemente do seu porte ou do seu formato jurídico.
Como o registro funciona?
O registro da contabilidade tende a ser um pouco difícil e demorado. Por isso, um escritório contábil será um grande auxílio na hora de realizá-lo. Porém, você empreendedor deve participar de todo o processo de realização, pois será preciso de informações financeiras relevantes da sua empresa.
Assim, o contador deverá realizar o registro de acordo com as normas indicadas pelo CFC. Já o empresário deve reunir todos os dados de forma organizada para que não haja confusão de dados na hora do registro.
Ao final de todo esse processo, o empresário responsável pela empresa deve emitir uma carta de responsabilidade da administração declarando que todos os dados financeiros foram registrados de forma correta.
Geralmente o registro da contabilidade precisa ser feito mensalmente. Isto é, você empresário deve juntar todo mês os dados financeiros da sua empresa e entregar ao escritório contábil. Dessa forma, ele vai saber montar o seu registro da contabilidade com mais facilidade.
Quais informações devo fornecer para o registro?
As informações que a sua empresa deve fornecer são todas aquelas que mudam a saúde financeira, como as seguintes:
- Extrato bancário;
- Comprovante de despesas;
- Pagamentos de impostos;
- Folha de pagamento;
- Valores de aquisição de bens;
- Contrato de aluguel.
É claro vai ser preciso prestar outras informações, caso a sua empresa seja de porte grande. As acima são apenas o básico. Assim, antes de realizar o registro, estude a sua empresa e saiba quais são as informações que devem ser fornecidas ao responsável pelo seu registro da contabilidade.
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